Como evitar arrependimentos

Quem nunca teve uma roupa que gostasse tanto que não tinha vontade de usar, só para não gastar? É aquela situação: você está se vestindo, pega aquele vestido ou calça ou terno em questão, mas fica inseguro, pois pode haver um programa mais importante, mais especial, que realmente peça aquela roupa. Mas essas ocasiões nem sempre surgem, e aquela blusa que você ama acaba ficando esquecida no armário, até que chega o inverno e não dá mais para vestir. Quem nunca?

Mas quantas vezes a gente não faz isso com a vida? O medo de usar e gastar, de desgastar relações, ideias, projetos, sonhos ou dinheiro, até que quando vamos ver, o tempo passou e aquilo tudo não faz mais sentido. A famosa história do fulano que economizou a vida inteira porque queria ter um tanto de dinheiro e quando morreu, ele havia chegado lá, mas nunca tinha feito nada para aproveitar tudo aquilo. Eu conheço um caso assim, essas coisas acontecem de verdade. Com medo de gastar, ficamos paralisados e a vida passa.

E então tem outro medo, o medo de envelhecer e chegarmos lá cheios de arrependimentos do que não fizemos, do que não tentamos, não arriscamos. Esse me aterroriza. Outro dia vi um post em um blog de uma enfermeira que trabalhava com pacientes que já não tinham mais salvação. Ela contou os cinco principais arrependimentos que eles tinham:

  • Eu queria ter tido a coragem de viver uma vida honesta comigo, e não a vida que os outros esperavam de mim.
  • Eu queria não ter trabalhado tanto.
  • Eu queria ter tido a coragem de expressar os meus sentimentos.
  • Eu queria ter ficado em contato com meus amigos.
  • Eu queria ter me deixado ser mais feliz.

Nem preciso falar o quanto essa lista mexeu comigo. Porque é algo real, porque consegui imaginar sentir todos aqueles arrependimentos, e não queria chegar lá. Ela fala das expectativas que os outros têm de nós e como lidamos com isso, das expectativas que temos de nós mesmos, das pessoas que a gente ama, da busca da felicidade que a gente consegue sempre deixar para amanhã, porque hoje preciso pagar essa conta, ir naquela reunião, fazer serão no escritório.

Mas então, como a gente faz? Acho que é um dia de cada vez. Se você não gosta do seu emprego, vá atrás dos seus sonhos, e se você não sabe qual é o seu sonho, tente encontrá-lo. Se você sente falta dos seus amigos, é só ligar e marcar. A vida vai às vezes se impõe, mas a gente pode fazer um esforço para estar sempre junto de quem a gente ama. E assim por diante. O autor dessa imagem fez uma resposta para aqueles cinco arrependimentos. Achei incrível. Para fazer tudo isso, é só começar. Quando você vai tentar?

4 pensamentos sobre “Como evitar arrependimentos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s